Festival ACEITA anuncia programação do ECOS, uma série de paineis e atividades sobre Direitos Humanos, Tecnologia, Empreendedorismo, Sustentabilidade e mais

  • Entre os dias 23 e 25 de agosto, o evento pensado para celebrar a cultura amazônica e a diversidade promove esta nova leva de programação síncrona ao festival
  • Nomes como Márcio França, Sônia Guajajara e a secretária Nacional LGBT Symmy Larat farão parte da abertura da experiência em Belém 
  • Em breve, novos nomes serão anunciados

A dez dias para sua estreia, o festival ACEITA reafirma seu compromisso com a cultura  Brasileirao meio ambiente e a justiça climática com o anúncio da programação ECOS. Pensado para resgatar e enaltecer memórias e vivências LGBTQIAPN+ amazônidas, promover valores de justiça climática e sustentabilidade, o evento que está marcado para acontecer entre os dias 23 a 25 de agosto, na Usina da Paz, em Belém, capital da COP-30, revela os paineis e atividades que irão movimentar e amplificar a conscientização de seu público. O ACEITA já confirmou uma série de atrações nacionais (como Gaby Amarantos, Sandra de Sá e Gloria Groove) e internacionais (como Billy Porter e Christian Chavéz) para sua primeira edição, e, agora, revela uma programação pautada pelos pilares da Sustentabilidade, Tecnologia, Empreendedorismo, Direitos Humanos, Moda, Música, Cinema – Audiovisual e Artes Visuais. Os ingressos ainda estão disponíveis pela plataforma do Sympla – acesse aqui.

Logo no primeiro dia de evento, 23 de agosto, o ACEITA ECOS apresenta um ato de abertura com os ministros Márcio França, Sônia Guajajara, Celso Sabino e a secretária Nacional LGBT Symmy Larat, preparando o público para a seguinte programação de bate-papos como “Mística de Abertura e Fala inicial sobre cosmovisão indígena entre o gênero e a sexuallidade LGBTQIAP+ e o sagrado em defesa dos territórios”; “Troca de Experiências – O Corre Ancestral: costurando uma Feira de Empreendedores LGBTQIA+ Amazônicos”; e “Lançamento do Expográfico com Homenagem à Giovanni Gallo. Convidades: Associação Museu do Marajó e Museu da Beira”, por exemplo. Além dos workshops: “TRANSLÚCIDO LAB”; “Experiências comunitárias low-tech, Web3 e Blockchain. Convidade: Platoh”. Mostras de Fashion Films LGBTQIA+ e muito mais também estão confirmados na programação. 

O sábado, 24 de agosto, contará ainda com duas temáticas a mais nas rodas de conversa: um painel sobre o governo para debater a COP 30, com o objetivo de promover um diálogo aberto e colaborativo entre representantes governamentais e da sociedade civil, ressaltando a importância da diversidade e da inclusão na tomada de decisões que afetam o futuro do planeta; e uma rodada de negócios. Além disso, o público também poderá participar de uma oficina de pintura sobre o tema da amazônia; conversas sobre “Ecoturismo, Etnoturismo e LGBTQIA+ Amazônicas: preservação, sustentabilidade e investimentos” e “A crise climática e seus impactos no acesso e garantia de direitos das pessoas LGBTI+”, e muito mais. 

Por fim, para completar a programação, no último dia de evento, 25 de agosto, o ACEITA promove uma rodada de negócios sobre a “Diversidade na Moda: Empreendedorismo LGBTQIA+” – com os convidados André Hidalgo e Antonia Moreira –; uma roda de conversa com a temática “Audiovisual e Afeto”, com os realizadores da Amazônia Legal; e um bate-papo sobre estratégias para captar fomento à produção artística, com o painel “Formação e fortalecimento de redes e inserção e circulação no circuito das artes”. Confira a programação completa e os horários de cada atividade ao final.

O conjunto de conversas, workshops, exibições e etc integrada a uma programação musical de peso, que até o momento já tem confirmadas as seguintes atrações: a vencedora do Grammy Latino, Gaby Amarantos; a rainha do soul brasileiro, Sandra de Sá; uma das maiores artistas pops e referência LGBT+, Gloria Groove, a  potência que atravessa gerações da Banda Uó; a artista e influenciadora Leona, além do grupo folclórico de Parintins, Boi Boiola. Junto a abertura de vendas dos ingressos, o ACEITA confirmou também a presença da cantora e instrumentista Maria Gadú; um dos nomes mais inventivos da eletrônica brasileira em sua fase mais recente, Carlos do Complexo; a banda soteropolitana Ilê Aiyê; a artista visual que desafia os limites entre arte e música, Ventura Profana; a cantora Tiffany Boo com sua voz cativante e suas interpretações profundas e envolventes; a também autora A Travestis, voz que ecoa resistência; a tradição e modernidade do Carimbó Selvagem; a pagodeira de alma vibrante Gigi Furtado; o artista santareno Rawi, que possui uma conexão profunda com a terra e a Amazônia; e também o ícone paraense Eloi Iglesias. Arthur Nogueira, considerado o artista contemporâneo responsável por “renovar a tradição dos poetas na canção brasileira” (O Globo); a cantora e dançarina amazonense Lorena Simpson; a rapper e ativista indígena Katu Mirim; o cantor e compositor Caio Prado; a carioca radicada em Belém, Iara Me; o cantor Jeff Moraes e Crocodilo completam a programação anunciada até agora. Recentemente, o festival anunciou a presença das estrelas internacionais Billy Porter e Christian Chávez em seu line-up.

Com realização assinada pela agência Criattiva&Cavalero e pelo Ministério da Cultura, o ACEITA tem o patrocínio da Nubank, do Sebrae Nacional e Sympla, produção internacional de 4H5H MEDIA e parceria com Curva Comunicação Criativa, Fervo 2k20 e Call Romy. O projeto é realizado através da Lei Rouanet.

TODA PROGRAMAÇÃO ECOS PODE SER CONFERIDA AQUI!

SERVIÇO

Festival ACEITA @ Belém, PA

Data: 23, 24 e 25 de agosto

Local: Usina da Paz

Endereço: Av. Bernardo Sayão, 4783 – Guamá, Belém

Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/festival-aceita/2505996 

Inscrições e informações sobre ECOS: https://www.festivalaceita.com/