Grupo Interag consolida seu departamento de compilando corporativo e proteção de dados
Em razão da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD – Lei Federal no 13.709) recentemente editada no Brasil, basicamente adaptação do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) da União Europeia quanto a direitos sobre privacidade e proteção de dados pessoais, o departamento de gestão de qualidade conjuntamente com o departamento de relações institucionais do Grupo INTERAG desenvolve por todo o mês de março e abril de 2022 capacitação de seus colaboradores e mesmo consultores independentes em treinamentos e “webinars” em “compliance” corporativo.
Foram contratados um time de especialistas em gestão de “compliance” formado por advogados, assim como auditores com vasta experiência enquanto “compliance officers”. O departamento de relações institucionais afirma que além da Lei geral de proteção de dados (LGPD) brasileira, é abordada a Lei federal anticorrupção (Lei Federal no 12.846 – dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira), assim como o regramento anticorrupção dos Estados Unidos (FCPA Act-1977, Lei Sarbanes-Oxley – SOX) já que o regramento estadunidense se aplica em qualquer território no exterior que se relacione com o mercado dos EUA.
Ainda, está sendo aberto um canal externo de ouvidoria para fins de proteção ao “whistleblower”, basicamente possibilitar que o denunciante interno ou externo ao grupo seja incentivado a delatar irregularidades, sendo os casos encaminhados internamente ao conselho fiscal do grupo, consagrando sua governança corporativa conforme a famosa lei americana “Dodd-Frank”
Assim, o Código de Conduta da INTERAG é o que fortalece a reputação ética do grupo com parceiros comerciais e demais setores econômicos. Os líderes da empresa criam e promovem um ambiente de trabalho onde a conformidade e a conduta ética nos negócios são esperadas e incentivadas ao liderar por meio do exemplo, sendo que internamente são avaliados fatores ambientais, sociais, de governança, segurança, equidade e inclusão e justiça social, o que fortalece os recursos humanos e a estrutura operacional alimentando-se o caráter corporativo, a confiança do mercado e o sucesso comercial.