Homenagem a Gilberto Gil, “Gil: Sobre Todas As Coisas” estreia no Teatro Prio, na Gávea, em apresentações gratuitas
Parceria do Grupo de Teatro Nós do Morro com a Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena, espetáculo percorre vida e obra do ícone da cultura nacional nos dias 11 e 17 de junho
As canções e a força da existência de Gilberto Gil ecoarão numa homenagem viva preparada pelo Grupo de Teatro Nós do Morro e a Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena. O espetáculo “Gil: Sobre Todas As Coisas” estreia no Teatro Prio, no Jockey da Gávea, e fará apenas duas apresentações nos dias 11, quarta-feira, e 17 de junho, terça-feira, às 20h. O dia 11 de junho ainda contará com palestra do fundador do Grupo Nós do Morro, o ator Guti Fraga, às 18h30. A entrada é gratuita.
Com dramaturgia de Fernando Porto Diogo e direção de Paulo Guidelly, Fernando Porto Diogo e Marcello Melo, a prática de montagem traz ao palco o imaginário popular criado por jovens artistas dessas duas renomadas escolas de teatro sobre Gilberto Gil, compositor e imortal da Academia Brasileira de Letras. Abordando temáticas em torno do Afeto, da Raça, da Ancestralidade e da Fé, “Gil: Sobre Todas As Coisas” apresenta situações, personagens e alegorias teatrais inspiradas nas canções de Gil, utilizando de elementos do coro grego, da dança, do carnaval carioca, da tropicália e das manifestações culturais e religiosas afro-brasileiras.
– Essa prática de montagem nasce do desejo de ouvir com o corpo. De deixar que as músicas de Gilberto Gil virem cena, gesto, fala, pele. É um trabalho feito de som, memória e sonho. Nosso teatro é inspirado nas canções que falam de amor, exílio, fé, resistência e liberdade, mas também da vida miúda, das coisas simples, do amor e do chão da gente. É um abraço de amizade e parceria entre o Grupo Nós do Morro e a Escola de Teatro Martins Pena para saudar a vida e a obra de Gilberto Gil – destaca Fernando Porto Diogo.
De acordo com Marcello Melo, diretor-executivo do Nós do Morro, e Rodrigo Marconi, diretor da Martins Penna, esse intercâmbio entre as instituições ofereceu oficinas nas áreas de Artes Cênicas, Iluminação, Cenografia, Produção e Figurino. O tema central do projeto foi a trajetória e a obra de Gilberto Gil, com foco na valorização e na releitura de sua história e produção artística, especialmente através de sua discografia.
Ficha técnica:
Elenco: Alicia Victoria, Clara Coelho, Dandara Mello, Daniel Marivan, Edgard Loureiro, Gustavo Veiga, João Prata, João Proença, Julyana Tinoco, Laísa Sartorelli, Lia, Lindomar Francisco, Maria Clara Alves, Samyra Paz, Sarah Uliano, Sol, Vini Venancio, Yan Rodrigo
Dramaturgia: Fernando Porto Diogo
Direção: Paulo Guidelly, Fernando Porto Diogo e Marcello Melo
Coordenação Artística: Babu Santana
Coordenação Pedagógica: Leandra Miranda
Preparação Corporal: Lore Anacleto
Preparação Vocal: TON
Direção Musical: Yuval Ben Lior
Músicos: Marcello Melo, Dhum Neves e Yuval Ben Lior
Figurino: Gorette Bezerra
Assistente de Figurino: Preta Profana
Cenografia: Pierre Santos
Assistente de cenografia: Carla Brandão, Henry Duarte, Josias Vieira e Thiago Albuquerque
Iluminação: Zezinho da Luz
Assistente de Luz: Marcelo Reis e Shall
Direção de Produção: Tatiana Delfina
Produção executiva: Iohanna Carvalho
Produção: Flávio Fonseca
Assistentes de Produção: Allana Mariano, Andressa Peixoto, Christiana Leeu, Mari Oliveira, Rita Balduino e Vivi Lauz
Coordenação de Conteúdo: Lívia Maria
Fotógrafo: Shall
Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho
Palestrante: Guti Fraga
Direção Grupo Nós do Morro: Marcello Melo, Guti Fraga, Fátima Domingues, Babu Santana e Luiz Paulo Corrêa
Equipe E.T.E. de Teatro Martins Penna: Rodrigo Marconi (diretor), Luciana Barbosa (diretora adjunta), Cecília Vaz (coordenadora pedagógica) e Heitor Collet (coordenador técnico)
Agradecimentos: Carlos José Paranhos (Seu Carlos), José Gonzaga, Lucas Leal, Grupo de Teatro Nós do Morro, E.T.E de Teatro Martins Penna, Liceu- Artes e Ofícios, FAETEC, A PRIO, Ministério da Cultura, Ricardo Freitas, Chef Baker Pierre Storti e Nilson campos Júnior
Serviço:
Local: Teatro Prio – Jockey Club Brasileiro – Av. Bartolomeu Mitre, 1110 – Gávea, Rio de Janeiro – RJ
Sessões: dias 11, quarta-feira, e 17 de junho, terça-feira, às 20h
Palestra de Guti Fraga: dia 11 de junho, quarta-feira, às 18h30
Entrada: Gratuita – Retirada de ingressos na bilheteria do Teatro
Gênero: musical
Duração: 60 minutos
Classificação: livre
Rede social: https://www.instagram.com/gruponosdomorrooficial/