Lembra dela? Mesbla retorna ao varejo 23 anos após sua falência
Nos últimos dois anos, o comércio on-line tem decolado de forma acelerada e vem ganhando destaque no mercado. As medidas de isolamento social, propostas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, e o auge da indústria 4.0 (promovendo a digitalização de suas atividades para a melhoria de processos e o aumento da produtividade) contribuíram para o impulsionamento do e-commerce no Brasil, que, em 2021, cresceu 27% em comparação com o ano anterior, totalizando 182,7 bilhões em vendas, segundo dados da 45ª edição Webshoppers Ebit/Nielsen.
Recentemente, a Mesbla, famosa loja de departamentos que ficou fechada por 23 anos, anunciou o retorno de suas atividades em formato 100% virtual. Fernando Schumacher, CEO da Conecta Lá – empresa especializada em operações em marketplaces, responsável pelo retorno da gigante ao mercado – explica que, durante o processo de tornar a Mesbla um varejo on-line, buscou-se trabalhar e aperfeiçoar o onboarding de sellers, a gestão do nível de serviço do marketplace e a ampliação do mix de produtos, com velocidade e qualidade.
Beatriz Christofoleti, head de Parcerias e Marketing da Conecta Lá, acredita que após o retorno da Mesbla como um marketplace, outras marcas, que foram icônicas no Brasil, poderão repensar e organizar a volta em formato virtual. “Estamos vivendo o momento do marketplace, no qual diversas marcas, inclusive bancos, supermercados e indústrias, estão surfando nessa onda para gerar resultados e novas receitas. Porém, essas empresas não podem esquecer que esse modelo de negócio requer muito planejamento, além de um time dedicado e parceiros tecnológicos que ajudem na operação”, detalha Beatriz.
Superando as expectativas
O CEO da Mesbla, Ricardo Alves Viana, conta que o aquecimento do e-commerce no Brasil impulsionou o retorno da marca ao mercado, que, segundo ele, está sendo excelente, superando as expectativas.
“Essa (marketplace) foi a forma mais natural e tranquila que encontramos para retomar o nome da Mesbla. Este modelo de negócio traz uma grande vantagem em relação às lojas físicas, pois não há a necessidade de ter um estoque próprio, algo que, neste primeiro momento, seria difícil, devido à economia, que está flutuando, e à pandemia, que ainda nos assombra. Dessa forma, o marketplace se tornou um caminho natural e cômodo de ser criado. É muito mais fácil conversar com um seller e apresentar um
um canal de vendas específico, de uma marca centenária, que está no coração dos brasileiros.”
Viana também acrescenta que a Conecta Lá foi primordial para o retorno da Mesbla como marketplace .“Eu tinha a semente, mas quem regou foi a Conecta Lá. A empresa nos ajudou muito com conselhos e suporte. Abraçaram esse sonho com a gente”, finaliza.
Vender mais!
Fernando Schumacher, CEO da Conecta Lá, também explica que para quem atua no varejo on-line, investir em um marketplace pode trazer muitos benefícios. “Um marketplace de varejo, além de agregar ótimos resultados para quem vende, consegue atuar cirurgicamente em pontos como, por exemplo, preço de frete e prazo de entrega, que são muito valorizados pelos shoppers e também pelos sellers”, finaliza o CEO.