Relacionamento Institucional por Bruno Assunção
O profissional de relações institucionais é responsável por administrar e intermediar o relacionamento com organizações, órgãos públicos e comunidades. Dentro das funções do profissional de relações institucionais. A área de relações institucionais propõe que você saiba se relacionar com a sociedade e o Estado de uma forma construtiva. Algumas empresas contratam este tipo profissional esperam que ele saiba argumentar, manter um bom relacionamento e tomar ainda decisões que sejam boas para ambas as partes.
Dentre as funções que um profissional de RI faz, podemos citar também:
– comunicação com a comunidade e esferas públicas, como Poderes Executivo e Legislativo, ONGs, sindicatos e associações;
-consolidação da imagem da empresa no mercado;
-criação de planos de ações de marketing e estratégias de relacionamento;
-proporcionar responsabilidade social e ética para a empresa;
-identificação e avaliação de oportunidades de parcerias;
-gerenciamento de crises;
-negociação de interesses e trocas de informações;
-apoio na construção de canais de comunicação;
-elaboração de eventos e outras ações sociais;
-comunicação interna;
-relacionamento com a mídia;
-identificação de decisões políticas e econômicas que podem afetar os interesses da empresa e sugestões de como agir e/ou negociar;
-acompanhamento e análise de ações.
Com isso entrevistamos Bruno Assunção, jovem e empresário que desde 2019 tem se profissionalizado neste segmento porém devido a pandemia teve suas atividades suspensas, entretanto agora com o afrouxamento das medidas e a volta dos eventos e reuniões retorna com força total as suas atividades de relacionamento.
Bruno Assunção comenta que é um trabalho em que ele atua de forma presente e prazerosa ” já tive a experiência com vendas que embora eu reconheça que é um dom herdado de família, a área de Relacionamentos Institucionais foi um encaixe profissional perfeito ao meu dia-a-dia, interativa, dinâmica e sem engessamento nenhum, assim são minhas reuniões com os clientes que me buscam para captar negócios ou projetos.’” comenta o profissional.
Assessoria de imprensa: PowerBusiness / Maicon Lacerda