“Tenho medo de morrer” diz Susana Vieira sobre luta contra leucemia

A atriz Susana Vieira, 76 anos, falou pela primeira vez sobre sua luta há três anos contra a leucemia. Em entrevista ao “Fantástico”, exibida no último domingo (18/11), Susana revelou que a doença já está controlada, mas que teve medo.

A atriz contou que a suspeita dos médicos se deu com exames pré-operatórios que fez em 2015 e que, então, ela precisou se submeter a 24 horas de novas análises, após as quais recebeu o diagnóstico de que tem leucemia linfocítica crônica, um dos tipos menos agressivos de câncer que não impede o crescimento de células saudáveis.

“Primeira pergunta que fiz para o médico foi, ‘Vou morrer quando?’. Ele disse, ‘ Você vai morrer sim, mas não necessariamente desta doença’. Segunda pergunta, ‘Vou perder meu cabelo?’. Pode parecer vulgaridade, mas não é: a gente é mulher e morrerá mulher, e cabelo é tão importante que só nós sabemos”, relembrou a atriz.

O médico de Susana explicou que ela poderia continuar a ter uma vida normal, precisando recorrer à quimioterapia apenas quando sua imunidade baixasse. Desta forma, na época, a atriz continuou a trabalhar atuado como Adisabeba, na novela “A Regra do Jogo” (2015).

No entanto, a atriz lembrou de um momento que fez com que a ficha realmente caísse de que estava doente. Isso aconteceu no final de 2017, depois de ter ido visitar os netos em Miami, nos Estados Unidos. Na volta para o Brasil, a atriz pegou um resfriado muito forte e teve dificuldade em respirar, não conseguindo nem subir a escada da própria casa.

“Fiquei na CTI quase 10 dias. Tiveram que trocar minha fralda, porque eu não podia levantar. Quando eu me vi, tão exibida, vaidosa, dona de mim, tão Senhora do Destino, bailarina do teatro municipal, a Susana Vieira, com uma enfermeira tendo que trocar minha fralda, porque não podia me levantar, foi muito pesado. Aí bateu, aí que você vê que está doente”, revelou.

A atriz precisou fazer quimioterapia depois que saiu do hospital, mas afirmou que agora a doença já está estabilizada.

O que é leucemia?

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos) de origem, na maioria das vezes, não conhecida. Ela tem como principal característica o acúmulo de células jovens (blásticas) anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

A medula é o local de formação das células sanguíneas, ocupa a cavidade dos ossos e é conhecida popularmente por tutano. Nela são encontradas as células mães ou precursoras, que originam os elementos do sangue: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e plaquetas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *