ACCT by Quality lança solução para migração do Google Analytics (GA4)

O Google anunciou, no começo deste ano, uma nova versão do Google Analytics 3, que permite criar reports de dados e gerar insights de métricas de todos os tipos de sites. Trata-se do Google Analytics 4, ou GA4, para que empresas possam realizar novas trocas de linhas de código, assim como medições centradas no usuário. Para auxiliar os negócios com a migração do GA3, que perderá sua função no dia 1º de julho de 2023, a ACCT by Quality desenvolveu uma atualização que permite captar os dados transacionais das vendas de empresas de e-commerce, direcionando-as para o Google Analytics, com uma estrutura que possibilita o acesso a esses dados desde o início da jornada do usuário, até a finalização da compra do produto que ele deseja. “Nós já coletávamos esses dados de todas as etapas da jornada do usuário e os levávamos para o Google Universal Analytics, ou seja, o GA3”, comenta Izaias Paes, coordenador de Data e Web Analytics BI da ACCT by Quality, que também explica que o Google Analytics é uma ferramenta com a função de mostrar os detalhes dos dados, com acesso à estrutura dos inúmeros relatórios.

O anúncio da mudança tem como intuito conscientizar as empresas e prepará-las para a adaptação ao novo modelo de dados orientado para eventos e para um jeito diferenciado de analisar, visualizar e acompanhar os dados do Google, já que após a atualização, o histórico de informações passará a ser coletado apenas pelo GA4.

Frente a uma pesquisa realizada pelo Sebrae, empresas que decidiram não aderir aos novos processos de inovação de softwares perderam 39% de sua receita desde o início da pandemia. A mesma pesquisa constatou que o tempo de quarentena impulsionou a transformação digital, em razão das restrições do isolamento social, fazendo com que o Brasil ocupasse o 62º lugar no ranking global de inovação.

A ferramenta da ACCT by Quality e a possibilidade de acesso à base de dados

Com o GA3, as empresas tinham acesso aos dados dos anos anteriores de trabalho de maneira automática, como, por exemplo, ao número de vendas que um produto específico teve e quais foram os públicos que essas vendas atingiram. Como o foco da adaptação ao GA4 que a Quality está propondo é a migração, a oferta engloba a possibilidade de manter as propriedades dos dados anteriores com base em eventos, já que o GA4 só permitirá o acesso ao histórico de dados de no máximo 14 meses.

Com o GA4, o usuário terá a possibilidade de customizar seus relatórios com mais abrangência após o Google cancelar a retenção de dados com o GA3, com acesso aos vários tipos de relatórios que a empresa possuir. “Não haverá mais dados retroativos de mais de um ano e dois meses. Com base nisso, nós, aqui da ACCT by Quality, disponibilizaremos alguns relatórios com a atualização para o GA4, dando abertura às customizações com relatórios-padrão, olhando para o GA3 e para as opções que os clientes têm hoje, como, por exemplo, o entendimento de onde o cliente dele veio, qual o dispositivo que ele usa, quais foram as transações realizadas por ele no site, o quanto ele vendeu, qual a taxa de conversão e alguns dados das etapas do check-out, além de migrar a conta dele do GA3 para o GA4”, reitera Izaias.

No ID do usuário no GA4, uma chave possibilitará a opção de gerar para o cliente um cookie customizado, para que os dados de seus comportamentos no site possam ser mantidos naquela sessão, o que descarta a necessidade dos cookies anteriores, comumente utilizados no GA3.

Os impactos dessa mudança para as empresas

O coordenador esclarece que se a empresa decidir migrar para o GA4 dois meses após sua implementação pelo Google, por exemplo, ficará esses dois meses sem acesso aos dados, porque com o atraso, seu histórico será descontinuado. “Se a empresa que tem um site não pensou em migrar ainda, vai ter um sério problema quando decidir migrar, então o primeiro impacto é em relação aos próprios dados”, explica Izaias.

De acordo com um levantamento realizado pela Bain & Company, desde 2018, 57% das empresas da América Latina vêm perdendo espaço no mercado por decidirem não inovar na transformação digital. Isto confirma que a falta de atualização afeta profundamente o contexto competitivo das empresas, impedindo que a adaptação para as novas soluções aconteça mais rapidamente.

Para aquelas que decidirem migrar antes da atualização acontecer, alguns benefícios farão parte do processo, como mais tempo para aprender sobre a nova ferramenta, a diminuição do impacto nos relatórios e análises, o crescimento da vantagem competitiva em relação às empresas que deixarem a atualização para depois e/ou que não pretendem fazer a atualização por não compreenderem os benefícios da ferramenta.

A falta de acesso ao histórico de dados retira da empresa a chance de saber, por exemplo, qual produto vendeu mais no último bimestre, o que teve mais destaque e o que gerou mais receita, ou seja, o maior benefício da adaptação é a importância dos dados para as próximas tomadas de decisão.

Migração sem prejuízos

Como visto, e por ser uma ferramenta que proporcionará às empresas a opção de migrar seus dados de acordo com o tempo disponível para o aprendizado, o lado positivo do GA4 é a adaptação. “Os usuários terão a oportunidade de manter seus dados e propriedades no GA3, até mesmo os dados atuais, enquanto repassam, em paralelo, esses dados para GA4, porque haverá a opção de acompanhar os dados do mesmo site nas duas propriedades, para, aos poucos, levá-los do GA3 para o GA4, até o momento em que esses usuários não precisarem mais acompanhar o GA3”, reitera Izaias.

Quanto ao GA360, uma versão mais completa do GA3, o término das operações acontecerá somente em outubro de 2023, mas isso apenas para as grandes empresas.

Em janeiro de 2022, a Quality adquiriu a ACCT by Quality, consultoria ágil de software, especializada em e-commerce, com mais de 12 anos de mercado.

A Quality Digital é especialista em acelerar os negócios dos seus clientes com soluções digitais criativas e inovadoras de alto valor. O diferencial se concentra na habilidade de criar experiências digitais únicas, e em múltiplos canais.

 A empresa tem cases de sucesso em indústrias, aeroportos, varejos, comércios, telecom, saúde, agribusiness, hospitais, geradoras e distribuidoras de energia, óleo e gás, construção civil, seguros, transportes, prestadoras de serviços, clínicas, financeiras, bancos grandes e médios, além de instituições do governo federal e estadual, sendo uma das maiores empresas de TI do Brasil, com mais de 1.800 colaboradores, matriz no RJ, filiais em SP, Curitiba e México, Espanha e Estados Unidos.

A Quality é uma empresa certificada pela ISO/IEC 20000-1:2018 e HDI, que valoriza as pessoas, sua cultura e gestão Lean, fortalecendo a cultura de melhoria contínua e o comprometimento por fazer mais e melhor.