As quatro barreiras que as startups enfrentam hoje no Brasil
Empresário Jean Freitas traz soluções e explica como inovou no mercado com o app Koob
De acordo com relatório da Crunchbase, plataforma de dados de investimentos, em 2021 foram registrados mais de US$ 300 bilhões sendo injetados em startups, um recorde histórico. No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o número de startups cresceu cerca de 20% em relação a 2020, alcançando mais de 13 mil ativas. A expansão evidencia a importância das startups como agentes do desenvolvimento econômico.
O empreendedor Jean Freitas (@jean_de_freitas), por exemplo, sentiu a necessidade de atualizar seus conhecimentos e criar negócios, mudando-se para São Paulo. Foi a partir dessa experiência que construiu suas próprias marcas, que hoje ganham investimentos de diversos estados do país. Jean criou o aplicativo Koob (@koobjobs), que propõe uma solução inovadora, oferecendo uma plataforma que conecta talentos e contratantes de maneira prática. Mas ele não deixou de enfrentar as dificuldades que continuam assolando as startups do país. O especialista detalha, então, os obstáculos mais enfrentados. Confira:
1. Dificuldade de acesso a investidores
Em alguns países, como nos Estados Unidos, existem muitos investidores dispostos a investir em startups. No entanto, no Brasil, pode ser difícil encontrar investidores dispostos para empresas iniciantes, especialmente fora dos grandes centros urbanos.
Solução: Uma das maneiras de resolver essa dificuldade de acesso a investidores, é por meio da participação em programas de aceleração ou incubação, que podem fornecer acesso a uma rede de investidores, ou as startups podem procurar por investidores anjo ou até um crwodgunding.
Case de sucesso: a Dropbox participou do programa de aceleração da Y Combinator e, em seguida, conseguiu investimentos de empresas como Sequoia Capital e Accel Partners.
2. Concorrência com empresas estabelecidas
Em alguns setores, como o varejo e a tecnologia, pode haver muitas empresas estabelecidas no mercado, tornando difícil para as startups competirem. As empresas estabelecidas têm uma vantagem competitiva em termos de experiência, rede de clientes e recursos.
Solução: Para superar essa concorrência, as startups tem que oferecer algo diferente, inovador e valioso para seus clientes. Isso pode ser alcançado por tecnologia de ponta, excelência no atendimento ao cliente, preços competitivos ou um nicho de mercado específico.
Case de sucesso: a Uber conseguiu superar a concorrência com empresas de táxi estabelecidas por meio de uma tecnologia inovadora que permite aos usuários solicitar um carro e fazer o pagamento por meio do aplicativo.
3. Falta de cultura empreendedora
Em alguns países, como nos Estados Unidos, a cultura empreendedora é muito forte e é encorajada desde cedo, inclusive quando uma empresa quebra, a mesma tem todo um apoio para retomar as atividades. No Brasil, no entanto, ainda não há uma cultura empreendedora tão forte, o que pode tornar difícil para as startups encontrar talentos e parceiros de negócios.
Solução: Em certos países, as startups tem trabalhado para criar e promover uma cultura empreendedora, incentivando jovens a empreender e fornecendo recursos educacionais e mentoria.
Case de sucesso: o Google lançou programas educacionais como o “Google for Entrepreneurs” para ajudar a criar uma cultura empreendedora em todo o mundo. Eles também lançaram um programa de mentoria para ajudar startups iniciantes a se tornarem mais bem-sucedidas.
4. Má gestão de fluxo de caixa
A má gestão de fluxo de caixa é um dos principais problemas enfrentados pelas startups, especialmente na fase inicial do negócio. Muitas vezes, os fundadores não têm experiência suficiente em finanças e contabilidade, o que pode levar a dificuldades na previsão de receitas e despesas, bem como no controle do caixa.
Solução: estabelecer uma gestão financeira cuidadosa desde o início, monitorando regularmente as receitas e despesas e fazendo projeções realistas para o futuro. Também é importante estabelecer um plano de contingência para lidar com imprevistos financeiros e manter um fundo de reserva de emergência para garantir a sustentabilidade do negócio.
Case de sucesso: A Square enfrentou desafios de fluxo de caixa em seus primeiros anos de operação. Para resolver o problema, a empresa lançou o Square Reader, um dispositivo de pagamento móvel que revolucionou o setor de pagamentos. Com o sucesso do Square Reader, a empresa conseguiu atrair investimentos significativos, expandir seus negócios e se tornar uma das principais empresas de tecnologia financeira dos Estados Unidos.