Dia do Folclore: Influencers falam sobre a data que é forte cultura popular brasileira



Dia do Folclore foi comemorado no último domingo (22) e a data traz – além dos mistérios em torno das lendas que ouvimos desde crianças – muitas curiosidades sobre sua origem. 

A data foi oficializada por um presidente no Brasil, com a forte influência de um estrangeiro que foi primordial na expansão da cultura popular das nações.

E aproveitando essa data que é uma forte cultura popular brasileira, os influencers falaram sobre a importância desse dia e quais são seus personagens favoritos.

Júlia Carnevali

“O folclore brasileiro é sinônimo de cultura popular brasileira, e representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais; é também uma parte essencial da cultura do Brasil. Me identifico com o Boto Rosa – Amo a história e a lenda do boto em se transformar em um homem lindo em dia de festas juninas. O folclore brasileiro é considerado um dos mais ricos do mundo, por causa de sua diversidade, junção de etnias e culturas. Ele nos é ensinado como um conjunto de tradições e manifestações culturais. … Simboliza, de fato, a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo. Não me visto, mas amo o Mar e tenho vontade de ir para Manaus passear com o boto rosa”

Bia Mourão

“Eu aprendi na minha escola que o folclore brasileiro simboliza a cultura popular e é muito rico em danças, músicas e lendas. A importância do folclore brasileiro é transmitir a identidade social do povo além de reproduzir os costumes e tradições que são passados de geração para geração. O personagem que mais gosto é a sereia Yara, metade mulher e metade peixe. Eu adoro me vestir de sereia e nadar na piscina do meu prédio”

Jamile Abboud

O folclore é importante pois retrata a cultura do povo, as nossas tradições. O nosso folclore é muito rico e tem influências da cultura europeia, africana e indígena e isso é o resultado da diversidade cultural. Como eu sempre luto por tudo que quero conquistar, adoro o mar e cantar, me identifico bastante com a lenda da Iara, a sereia, pois ela era uma corajosa guerreira que seduzia através do seu belo canto.  Além disso, minha mãe conta, que desde de pequena, sempre gostei de me fantasiar de sereia.

Helena Leão

“Aprendi que o nosso folclore é o mais rico do mundo e são lendas e mitos sobre alguns ditados populares. Sua importância é trazer a identidade de um povo. Hoje a minha homenagem vai para a IARA, uma linda sereia que vive no Rio Amazonas conhecida como mãe d’água”.

Mari Barreto

“Conheço as lendas do Folclore brasileiro, como: Saci Pererê, Curupira, Iara, Mula sem Cabeça, Lobisomem, Cuca e Boto-cor-de-rosa. Os personagens do folclore brasileiro defendem a natureza: o Curupira protege as matas, o Boitatá às queimadas, a Iara aos cursos d’água, e o saci-pererê às plantas medicinais. Gosto muito da Emília, porque ela é uma boneca de pano e eu adoro brincar de boneca”.

Anna Carolina Pereira Ferreira  

“Folclore brasileiro é a junção de lendas, contos, mitos e histórias sobre criaturas e seres fantásticos que habitam o imaginário de povos tradicionais de diversas regiões do país. O Brasil celebra o Dia do Folclore em 22 de agosto, data esta que costuma ser celebrada principalmente nas escolas de todo o país. Aqui em minha região o folclore é um tema em evidência, sempre ouço falar e convivo com algumas manifestações culturais a respeito do assunto, temos o famoso boi de janeiro, a folia de reis e as danças folclóricas, é uma verdadeira festa que faz parte da nossa tradição. O personagem que mais me identifico é a Iara, pois assim como ela, gosto muito de cantar. O folclore é a cultura viva em nossos corações, faz parte da história do nosso povo, é importantíssimo valorizar para não perdermos a essência brasileira. Não costumo me vestir de nenhum personagem, mas gosto muito de todos e costumo estudar bastante sobre eles”.

Lorenzo Papa

“Dia 22 de agosto comemora -se o Dia do Folclore. Folclore representa os costumes e lendas de um povo, que vai passando de geração em geração. Conheço vários personagens como: mula sem cabeça, Iara, saci Pererê, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boitatá, cobra grande, vitória régia e lobisomem. O personagem que mais gosto, por conta de sua atitude, é o Curupira, que é um menino com cabelos vermelhos e pés virados para trás. Ele é o protetor da fauna e da flora, e assobia deixando pegadas com seus pés virados. O objetivo é enganar os exploradores e destruidores da natureza. Na escola fizemos um evento para comemorar e da última vez me fantasiei de lobisomem”.

Thor Almeida

“Folclore brasileiro é a junção de lendas, contos, mitos e histórias sobre criaturas e seres fantásticos que habitam o imaginário de povos tradicionais de diversas regiões do país. A mamãe sempre conta as historinhas sobre esse tema, adoramos a Cuca e o Saci”.

Paola Cersosimo

“Curto muito o dia 22 de agosto, quando é comemorado o folclore brasileiro, que são histórias sobre mitos e suas lendas, como Saci Pererê, Boitatá … O que eu mais gosto por suas travessuras é Curupira.  Um anão forte e ágil, de cabelos ruivos, pés virados para trás. A principal característica desse personagem do folclore brasileiro são suas pegadas invertidas, usadas para confundir os caçadores que tentam capturá-lo”.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *