Espetáculo da Osesp em homenagem ao compositor francês Maurice Ravel terá apoio da Paper Excellence

Apresentação desta quinta-feira na Sala São Paulo será a sexta no ano com apoio da multinacional de papel e celulose

A Paper Excellence, uma das maiores fabricantes de papel e celulose do mundo, patrocina com exclusividade o espetáculo Um certo olhar – França, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). O programa, devotado à música francesa do início do século XX, terá no comando Giancarlo Guerrero, um dos regentes que mais colaboram com a Osesp. A apresentação será a sexta com apoio da empresa em 2024, ano que marca o 70º aniversário da orquestra e os 25 anos da Sala São Paulo. A apresentação acontece hoje, a partir das 20h30.

O programa se propõe ainda a explorar uma das principais características do compositor e pianista francês Maurice Ravel: seu talento como orquestrador. Entre as orquestrações mais conhecidas estão a célebre Quadros de uma exposição, obra original para piano de Modest Mussorgsky.

Quem comparecer ao espetáculo terá ainda a oportunidade de ouvir duas orquestrações de obras do próprio Ravel, originalmente escritas para o piano. Alborada del gracioso, uma versão sinfônica de um dos cinco movimentos da suíte para piano Miroirs, finalizada em 1905, criada originalmente para um balé. E Ma Mère l’Oye, criada como uma suíte para duo de piano em 1910, sendo orquestrada no ano seguinte e ganhando ainda uma versão para balé, em 1912.

“Faz parte do nosso DNA incentivar o acesso à cultura e educação como caminhos transformadores”, destaca Claudio Cotrim, CEO da Paper no Brasil. “O apoio à Osesp reforça o compromisso da Paper Excellence com o Brasil e com os brasileiros”, acrescenta o executivo, que já projeta outras ações envolvendo acesso a música, literatura e esporte.

Além da série de espetáculos da Temporada 2024, A Paper Excellence também será patrocinadora dos Coros Infantil e Juvenil da Osesp, que oferecem formação musical inteiramente gratuita, incluindo apoio financeiro, para crianças e jovens de 8 a 13 anos de famílias em situação de vulnerabilidade.