Fatores que afetam o algoritmo do Instagram
Quando você compartilha um conteúdo, há alguns fatores que são particularmente relevantes para o algoritmo do Instagram priorizar como seu conteúdo será exibido aos seus seguidores.
Assim sendo, se você quer saber mais sobre quais são esses fatores, continue lendo esse artigo que preparamos.
Fatores que afetam o algoritmo do Instagram
Número de contas que o seguem
O Instagram mostra seu novo conteúdo, inicialmente, a uma porcentagem de seus seguidores, que é estimada entre 5% e 10% de seus seguidores (independentemente de você ter uma conta de criador de conteúdo, empresa ou pessoal).
Se esses usuários interagirem com o seu conteúdo, o alcance do seu conteúdo aumentará e será mostrado a mais seguidores.
Se você quiser aumentar esse valor, você tem que trabalhar em sua conta para aumentar seu engajamento e alcançar mais seguidores ou excluir contas que não interagem com seus posts ou que estejam inativas para que não prejudiquem o alcance das postagens.
Tempo que passam na aplicação
Quanto mais tempo você passar no aplicativo, mais conteúdo será mostrado a você.
Como vimos, o conteúdo que será mostrado primeiro é o conteúdo com o qual você mais costuma interagir ou o conteúdo de novos perfis que você acabou de seguir, mas à medida que você passa tempo no aplicativo, eles vão mostrar-lhe conteúdo de outras contas com as quais você não interage tanto.
Portanto, se seus seguidores estiverem ativos nesta rede social, mesmo que eles nem sempre interajam com seu conteúdo, há mais chances de que sua postagem seja mostrada a eles.
Tempo que passam na sua publicação
Quanto mais tempo os usuários passam vendo o seu conteúdo, melhor. O algoritmo entende que, se algo não for interessante, você não vai perder tempo em vê-lo.
É por isso que é interessante adicionar vídeos e carrosséis à sua estratégia de conteúdo Instagram e criar descrições onde você fala algo interessante. Uma agência especialista em SEO pode lhe ajudar nessa parte.
Se você postar um conteúdo, responda aos comentários que seus seguidores escrevem, você não estará apenas agradecendo aos seus seguidores por dedicar algum tempo para lhe escrever, mas o algoritmo do Instagram recompensará a postagem com maior alcance, pois há usuários passando tempo em sua postagem e voltando a ela para ver sua resposta.
Interações com o seu conteúdo
Se os usuários interagirem com seu conteúdo, o algoritmo do Instagram considerará que é um conteúdo relevante e de qualidade e será exibido para mais seguidores.
Se, por outro lado, seus seguidores não interagirem com seu conteúdo, o algoritmo do Instagram considerará que é um conteúdo que não interessa e que não deve mostrar mais.
É por isso que é tão importante que você publique no seu melhor horário para garantir que, depois de postar, haja seguidores conectados ao Instagram que possam interagir com o seu novo post para que ele comece a expandir seu alcance desde o início.
Relação com outros usuários
O algoritmo prioriza o conteúdo das pessoas com quem você tem uma relação de amizade.
Se você costuma falar em particular com uma conta e interagir com todas as suas postagens e histórias, é mais provável que o Instagram lhe mostre ela porque entende que é seu amigo.
Não se limite a publicar e desaparecer. Tente tirar algum tempo para criar relacionamentos com outros usuários.