Grupo de Fiandeiras da Associação de Idosos do Brasil se apresenta na celebração do 6º aniversário do Clube de Costura

Evento acontece no dia 25 de maio, Dia da Costureira, a partir das 9 horas

Goiânia, maio de 2023 – Para celebrar o seu 6º aniversário, o Clube de Costura, projeto institucional do Grupo Mega Moda, localizado no piso G3 do Mega Moda Shopping, convidou o Grupo de Fiandeiras da Associação de Idosos do Brasil, primeira Associação da cidade de Goiânia e do Estado de Goiás, para se apresentar no dia 25 de maio – data em que também se comemora o Dia da Costureira – a partir das 9 horas.

“O nosso aniversário coincide com o Dia da Costureira. Para valorizar a história da costura e da moda, convidamos as fiandeiras para apresentar como é feito o trabalho de fiação artesanal, que é secular, destacando a importância dessa técnica para o mundo da costura”, conta Rogélia Pinheiro, Gerente do Clube de Costura.

Costura como trabalho e hobby

Desde a sua inauguração, o Clube de Costura incentiva o aprendizado de corte e costura, uso de máquinas industriais, moda e design, para quem quer conhecer a área ou desenvolver novas habilidades. O espaço já recebeu mais de 700 alunas e alunas buscando aprendizado prático e hoje conta com cerca de 15 opções de cursos diferentes na área da Costura e Moda, inclusive oficinas infantojuvenis durante as férias. Aos adultos são ofertados cursos para iniciantes e de aprimoramento, aulas particulares, em dupla ou em turma e também flexibilidade de horários com turmas pela manhã, tarde, noite e aos sábados.

“Tem os que vem aprender a costurar para si próprio, terapia, curiosidade, empreendedorismo, mercado de trabalho ou herança afetiva. Recebemos uma média de 20 alunos por mês e priorizamos trabalhar com pequenas turmas. Nestes anos, só não ultrapassamos a marca de mil alunos, pois a pandemia impactou nossas aulas presenciais; o que também foi um bom aprendizado, já que passamos a ofertar cursos online”, reforça a Gerente do Clube de Costura.

Trabalho socioambiental

Outro lado importante do projeto é o social e o ambiental, onde através de parcerias com órgãos públicos e instituições são realizadas ações voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Rogélia destaca que o trabalho socioambiental, desenvolvido pelo Clube de Costura, tem como apoio fundamental o Clube de Apoiadores. “Graças a parceria com nossos lojistas apoiadores, conseguimos direcionar mais de 3000kg de retalhos para ONGs e instituições que trabalham com a ressignificação desses materiais e assim vamos diminuindo gradativamente o descarte”, revelou. Parte destes retalhos também são levados para o Clube de Costura onde são confeccionadas ecobags que são vendidas por R$ 38,00 tendo sua verba arrecadada 100% revertida para as ações sociais.

Ela destaca ainda que, os lojistas que fazem parte do Clube de Apoiadores destinam peças novas para mulheres em situação de violência, em parceria com a Ouvidoria da Mulher. “Essas mulheres são atendidas pela Boutique Solidária Maria Evangelista da Silva, onde podem escolher as peças que melhor se adequam às suas necessidades e às de suas crianças”, disse Rogélia ao ressaltar que é uma parceria que tem feito a diferença na vida de muitas mulheres e que isso reforça a autoestima delas tão importante para um recomeço.

O Clube de Costura separa ainda 15% do valor investido pelas alunas no curso básico de modelagem, corte e costura para garantir cursos gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade. “Recentemente, realizamos um curso especialmente voltado para Mulheres Surdas, que tiveram a oportunidade de confeccionar seu próprio vestido com o auxílio de intérpretes do curso de Libras da UFG. Essa iniciativa representa uma vitória para todas nós e nos enche de alegria”, explicou Rogélia.

Serviços

Além de ser um espaço para aprendizado, o Clube de Costura também opera realizando ajustes e reformas em roupas. Segundo levantamento do espaço, em média, 270 ajustes são realizados por mês. Além disso, o espaço funciona como ambiente de coworking, o primeiro no Centro Oeste para locação de maquinário, seja para demanda de trabalho ou prática de aperfeiçoamento. A todos que frequentam o Clube, é ofertado a opção de se tornar Associado, possibilitando assim, vários descontos em cursos, ajustes, além de horas gratuitas mensais para a pratica da costura.

Sobre o Clube de Costura

Projeto institucional do Mega Moda com foco em profissionalizar e desenvolver a moda, o Clube de Costura se destaca pelo seu compromisso pela busca de um mercado de moda mais consciente e o engajamento social. Em 2019, venceu o Prêmio Abrasce, na categoria Campanhas Institucionais – Shoppings com ABL menor que 30 mil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *