Inovação e Empreendedorismos foram foco do Salvador Startup Summit
Realizado pelo Sebrae, evento mostrou diferencial de investir em inovação e atraiu 1400 pessoas interessadas no ecossistema
Finalizado no domingo (12), a primeira edição do Salvador Startup Summit atraiu cerca de 1400 pessoas ligadas ou interessadas no ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo de Salvador e região. Ao todo, foram 37 stands, 20 startups expondo seus produtos e serviços e mais de 40 pitches apresentados ao mercado. O Startup Summit é uma realização do Sebrae Bahia e da Prefeitura de Salvador, com o apoio do Rede Bahia Lab e BDS.
“Diante do momento que estamos vivendo, de insegurança no país, é preciso encarar as coisas como uma oportunidade de mostrarmos novos caminhos, novos formatos, além de pensar em empreender sobre três pilares fundamentais: inovação, sustentabilidade e resiliência”, ressaltou o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury.
Representando o prefeito de Salvador, Bruno Reis, o diretor de Inovação municipal, Luis Gaban, reforçou a diversidade da programação do Startup Summit e destacou todo o esforço do time da gestão municipal que, segundo ele, atua com um único objetivo: “transformar a vida das pessoas, gerar emprego e renda”.
O diretor-presidente da Rede Bahia, Paulo Cesena, explicou sobre a atuação do Rede Bahia Lab. Para ele, o evento foi o momento oportuno para fazer perguntas, tirar dúvidas, fazer relacionamento, acelerar os negócios e estabelecer conexão.
Programação
“Salvador é a cidade que tem maior potencial para ser a mais inovadora do país, principalmente porque se reinventa a cada momento”. Essas foram as palavras da palestrante Nina Silva. Reconhecida como a Mulher Mais Disruptiva do Mundo pela Women in Tech, Nina é CEO e uma das fundadoras do Movimento Black Money e da fintech D’Black Bank. Em sua palestra, que aconteceu no sábado (11), Nina trouxe o tema “Revoluções na Revolução 4.0: interseções entre inovação e humano”, e apontou, através de dados, possíveis caminhos para o futuro.
Outro destaque interessante foi o painel “As Oportunidades para Startups no New Space’, apresentado pelo Sr. João Paulo Campos (presidente da Visiona Tecnologia Espacial S A.), Miriam Rezende Gonçalves (jornalista, escritora, pesquisadora do Programa Espacial Brasileiro e autora do livro ‘Alcântara: a História Inspirada na História”) e Leka Hattori (representante do NASA Space Challenge da cidade de Salvador). ” É um momento oportuno para fomentar o setor de inovação, principalmente por meio de eventos importantes como esse, porque entrega informação, promove conexões e gera transformação. Tenho certeza que outras cidades irão se inspirar”, descreveu a palestrante Miriam.
No domingo, o Deu Match Fecomércio, foi uma das rodadas de pitches para startups que aconteceu em parceria com a Fecomércio/BA e contou com a presença do superintendente executivo da instituição, Jamerson Barreiro. O Deu Match Fecomércio rodada teve como objetivo aproximar startups que atuam nas áreas de comércio e serviço do público consumidor.
O evento também ofereceu diferentes atividades em espaços como plenária, onde ocorreram palestras, painéis e mesas temáticas. Tiveram ainda os espaços Hands On, com palestras e masterclass, e o Ecossistema, com palestras e outros momentos de pitches para startups a exemplo do Sebrae Like a Boss, Atire a primeira Pedra, Demoday Acelera+ 2021 e Demoday Nordeste. Além disso, o Startup Summit ainda contou com feira com stands, área externa com programação musical, food trucks e cervejas artesanais.